[Entrevista] “Estou bem, mas dá muito trabalho” revela Céline Dion sobre a sua saúde
Em entrevista para a revista Vogue França, Céline Dion falou do seu estado de saúde e de como tem sido lidar com a doença.
“Estou bem, mas dá muito trabalho. Estou a viver um dia de cada vez“, começou por dizer Céline Dion.
Como você superou esse período difícil em que lutou contra a doença?
Eu não venci a doença, pois ela continua dentro de mim e sempre estará. Espero que encontremos um milagre, uma forma de curá-la com pesquisas científicas, mas por enquanto tenho que aprender a conviver com isso. Então sou eu, agora com Síndrome da Pessoa Rígida. Cinco dias por semana faço terapia atlética, física e vocal. Trabalho os dedos dos pés, os joelhos, os gémeos das pernas, os dedos, o canto, a voz… Tenho que aprender a conviver com isso agora e parar de me questionar. No início eu me perguntava: porquê eu? Como isso aconteceu? O que eu fiz? Isto é culpa minha?
A vida não te dá respostas. Você tem apenas que viver isso! Eu tenho essa doença por algum motivo desconhecido. A meu ver, tenho duas escolhas. Ou treino como um atleta e trabalho muito, ou desligo e acabou, fico em casa, ouço as minhas músicas, fico em frente ao espelho e canto para mim mesma. Optei por trabalhar de corpo e alma, da cabeça aos pés, com uma equipe médica. Eu quero ser o melhor que posso ser. O meu objetivo é ver a Torre Eiffel novamente!
O que mais a ajuda nesta luta?
Acima de tudo, o amor da minha família e dos meus filhos, o amor dos fãs também e o apoio da minha equipa. As pessoas que sofrem de SPS podem não ter a sorte ou não ter meios para ter bons médicos e bons tratamentos. Eu tenho esses meios e isso é um presente. Além do mais, tenho essa força dentro de mim. Eu sei que nada me vai parar.
Você sem dúvida estará de volta aos palcos, em turné novamente.
Não posso responder a isso… Porque há quatro anos que digo a mim mesma que não vou voltar, que estou pronta, que não estou pronta… Do jeito que as coisas estão, não passo dizer aqui e agora: “Sim, daqui quatro meses.” Não sei… O meu corpo vai-me dizer. Por outro lado, não quero apenas esperar. É moralmente difícil viver dia após dia. Está difícil, estou a trabalhar muito e amanhã será ainda mais difícil. Amanhã é outro dia. Mas há uma coisa que nunca vai parar: a vontade. A paixão. O sonho. A determinação.
…
Quais são os seus sonhos hoje?
O meu sonho é viver no presente. Um dia de cada vez. Eu sou realmente muito sortuda. Tenho a honra de fazer uma sessão de fotos para a Vogue França porque, embora eu tivesse melhor saúde e beleza aos 30 anos, não fui convidada para fazer uma naquela época. Tenho muito orgulho de que, aos 55 anos, me peçam para revelar a minha beleza. Mas o que é beleza? A beleza é você, sou eu, é o que está por dentro, são os nossos sonhos, é o hoje. A beleza é o que nos rodeia, está aí. Tem gente que vê e tem gente que observa. Hoje sou uma mulher que se sente forte e positiva em relação ao futuro. Um dia de cada vez.
Discover more from CELINE DION PT
Subscribe to get the latest posts sent to your email.